|Arroz | Lanches | Salada
-

Maionese Caseira (receita)

Curtir a Página:
Dê Um Like!
Ingredientes Maionese:
3 gemas de ovo
2 colheres de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de água
2 colheres de chá de mostarda seca
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta cayenne (opcional)
3 xícaras de óleo vegetal - veja nas Dicas

Modo de Preparar:
Separe os ovos, colocando somente as gemas em uma tigela.  Adicione o vinagre, suco de limão e água. Aqueça a mistura em banho maria a 65,5°C (opcional). Isto vai levar um minuto. Mexa constantemente e fique de olho na temperatura. ("A maioria das pessoas não faz este aquecimento, mas é importante para evitar contaminação e outros problemas de saúde")



Remova a mistura do calor e deixe esfriar.  Adicione a mostarda, sal e pimenta. Usando um batedor ou mixer elétrico, misture os ingredientes.

Bem devagar, colher por colher no início, bata um óleo que não tenha gosto ruim (como azeite extra virgem). Não use óleos com gosto ruim (como aquela sua lata de óleo do ano passado).
Se estiver usando uma batedora fraca, coloque o óleo gota a gota.

Se estiver usando um batedor de mão (elétrico ou não), arrume um ajudante para colocar o óleo ou arrume um jeito de firmar a tigela enquanto bate e coloca o óleo. Continue adicionando o óleo até que a maionese tenha atingido a consistência adequada. Isto deve levar pelo menos 1/2 xícara de óleo por gema. Se a maionese ainda estiver molenga, deixe descansar. Se ao descansar o óleo e ovo separarem, a maionese desandou. Veja nas Dicas.

Guarde a maionese bem fechada na geladeira por até três dias. Como ela contém ovos crus, não é recomendado manter a maionese caseira por mais do que este tempo.
 
© 2014 Gulosinho