|Arroz | Lanches | Salada
-

Baba de moça

Curtir a Página:
Dê Um Like!
INGREDIENTES:
20 gemas
1 1/2 vidro /300 ml de leite de coco
1/2 kg de açúcar
500 ml de água

MODO DE FAZER:
Separe as claras das gemas. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez. Antes de adicionar a gema à tigela maior, onde o doce será preparado, verifique se o ovo está estragado. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um suspiro ou um pudim de claras.
Passe as gemas por uma peneira, colocando uma tigela por baixo, para que as gemas quebradas caiam nesse recipiente. Com o auxílio de uma colher, rompa a película das gemas para que apenas o líquido passe pela peneira. A película das gemas deve ficar na peneira e ser descartada.
Numa panela, junte o açúcar, a água e leve ao fogo alto, sem mexer, por cerca de 15 minutos ou até a calda ficar em ponto de fio. Para saber o ponto correto, mexa a calda delicadamente com uma colher e levante a mesma. Se formar um fio fino, está pronta. Neste ponto, desligue o fogo e acrescente o leite de coco. Misture bem.
Junte as gemas à calda e misture bem.
Prepare o banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo. Quando estiver quente, encaixe a panela com a mistura de gemas sobre a panela com a água e deixe cozinhar por 1 hora. A água fervente não deve encostar no fundo da panela com o creme de gemas, pois o calor do vapor é suficiente para o cozimento. Mexa de vez em quando. Se a água do banho-maria estiver secando, acrescente mais água.
Depois de 1 hora, a baba de moça estará consistente. Desligue o fogo, transfira o doce para uma compoteira e deixe esfriar.

 
© 2014 Gulosinho